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TORQUE E POTÊNCIA

TORQUE E POTÊNCIA

Todo rider antes de escolher a moto que quer levar para a vida, deve ficar atento a três características básicas, porém de muita importância: o torque, a cilindrada e a potência. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, esses três itens agem juntos definindo o desempenho da moto e, compreender a diferença entre eles é um dos quesitos que deve ser levado em conta na hora de escolher a sua companheira de aventuras.

Para começar é importante falar que torque e potência são grandezas físicas diferentes que agem em conjunto. O torque (kgf-m) é a resultante de uma força aplicada em uma alavanca em sentido giratório, ou seja, é a força faz a moto se mover, portanto, quanto mais torque, mais força para carregar garupa, bagagens e superar aclives.
A potência (cv ou HP), de forma simplificada, é uma taxa para realização de um trabalho. Muitos desconhecem, mas o cálculo de potência advém de uma função do torque, ou seja, quanto mais torque é produzido por um motor, maior o potencial de trabalho realizável.
Para não nos estendermos muito, torque e potência simbolizam o quê uma moto pode fazer em termos de capacidade de tração (força), de aceleração positiva (tempo necessário para variação de baixa para alta velocidade) ou de velocidade final. Quanto maiores estes números, maiores as potencialidades, mas essa não é uma conclusão absoluta. A concretização deste potencial para realização de trabalho também vai depender de outros fatores, dentre eles os sistemas de marchas e transmissão, os quais alteram a forma de aplicação da potência e torque. Imagine a diferença entre um trator e um Fórmula 1. Um trator tem um motor grande com alto torque e possui capacidade de tracionar grande quantidade de massa, mas é lento. Já um Fórmula 1 tem um motor não muito grande, tem muita potência e consegue atingir altas acelerações e velocidades, mas não consegue rebocar algo muito pesado.
Já a cilindrada é a soma das capacidades cúbicas de combustível e ar que cabem dentro dos cilindros de um motor e a sua unidade de medida é o centímetro cúbico ou o litro e simplesmente expressa o “tamanho” do motor, quanto maior a cilindrada maior o motor, mas tamanho, por si só, não é documento e não existe uma relação direta entre motor maior poder desenvolver mais potência e torque. A nossa Triumph Street Triple RS, por exemplo, tem 765 cc e gera 124 CV enquanto a Triumph Bonneville T120 tem 1.200 cc e gera 80 CV.
O quê vai determinar qual é a melhor configuração de motor, envolvendo cilindrada, torque e potência, é o tipo de uso que o rider irá ter mais frequentemente. Um desempenho satisfatório em diferentes condições também irá depender do peso da moto, do peso dos passageiros, do peso da bagagem, do vento, das características e condições dos pneus, dentre outros aspectos.
Enfim, fica a dica: Venha conversar com os nossos consultores para descobrir qual será a Triumph que melhor vai lhe atender. 😉

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